Se você alguma vez já se perguntou como seria o cruzamento de um dos jogos de luta 2D mais famosos (Street Fighter) com um dos jogos de luta 3D igualmente popular (Tekken), já deve saber que a Capcom tentou responder sua pergunta por meio do lançamento de Street x Tekken, jogo de luta 3D que busca reunir o melhor de cada uma dessas séries. Será?
Quanto aos gráficos, o jogo lembra muito o estilo de Street Fighter 4, com gráficos poligonais bem estilizados e efeitos de aquarela durante as lutas. Quanto à jogabilidade, torna-se um misto de SF4 e Marvel vs. Capcom 3.
Quanto à seleção de personagens, é bem provável que não sinta falta de nenhum dos personagens participantes das últimas versões das duas franquias, além do retorno de alguns personagens de versões mais antigas. Mas nesse ponto, há um porém: apesar de todos os personagens já estarem lá, no disco do jogo, 12 desses jogadores precisam ser “destravados” comprando-os”, como se fosse um DLC. O que chateia fãs da série Tekken que, como eu, preferiam quando os personagens eram desbloqueados por meio do próprio gameplay.
É possível o uso de duplas no jogo, de forma similar a Tekken Tag, o que pode tornar o jogo bastante interessante, pois um lutador pode “quebrar tudo” enquanto que o outro descansa, recuperando parte de sua energia perdida. Entretanto, o uso de um sistema de gemas no jogo (pedras que podem melhorar certos atributos do personagem ou tornar mais fáceis certos movimentos) pode trazer ao jogo uma ação muito mais frenética. Por sorte, o efeito dessas gemas não são tão “wow” quanto em Super Gem Fighter, mas é bem certo que o uso das mesmas pode influenciar bastante nas partidas tanto contra o computador, online ou multiplayer local.
Revistas especializadas apontam que talvez as mudanças ocorridas no gameplay possam comprometer a possível adoção de Street x Tekken como esporte eletrônico em torneios de jogos, como tem ocorrido com Street Fighter 4, mas aí já foge do meu escopo e experiência, já que não participo de campeonatos de jogos de luta. 🙂