Sonic CD


Se eu te perguntar sobre um ouriço / porco-espinho azul, o que você me responde? Se a sua resposta é Sonic (e falou isso com lágrimas nos olhos – momento nostalgia), então acredito que você já conhece o Sonic CD, não é mesmo?


Lançado para os acessórios Mega CD e Sega CD (para Mega Drive e Genesis, respectivamente, concorrentes do Super Nintendo que, infelizmente, foram lançados com um timing inadequado), por ser projetado para armazenamento em CD-Roms contava com uma capacidade de armazenamento de dados muito maior, o que conferia a possibilidade de uso de melhores recursos sonoros e visuais, bem como o uso de vídeos em jogos (tudo isso mais ou menos na metade para o final da “era SNES”, então imagine só como a galera não se amarrava nisso!).


Pois bem, já chega desse momento nostalgia, não é? Falei disso tudo para fazer um review do relançamento do jogo, agora para as plataformas iPhone/iPad, XBox360 e PS3.


O relançamento do jogo contou com o trabalho de Christian Whitehead, responsável pelo desenvolvimento, em 2009, da Retro Engine, um tipo de emulador para iPhone. O sucesso do emulador foi tão estrondoso que até a Sega percebeu ali uma oportunidade – afinal de contas, aquele rapaz conseguiu produzir um sistema de emulação que respondia aos comandos muito melhor até mesmo do que seus novos relançamentos para aquelas mesmas plataformas!


Enfim, já entendeu, não é? Graças ao trabalho de Whitehead na Sega tivemos uma versão wide com bons comandos e gráficos melhor definidos (mas ainda “pixelizados”, já que o objetivo era manter um “ar retrô”). E se o jogo faz bonito nos novos dispositivos móveis, ele também não faz feio no XBox360 nem no PS3!


Além de contar com uma taxa de FPS alta (60 quadros por segundo) que garante uma animação muito mais fluida, o jogo conta com toda a trilha sonora de ambas as versões originais (a japonesa e a norte-americana), o que agrada ainda mais os fãs do jogo original.


E é bem provável que a Retro Engine (agora em uma versão ainda mais aperfeiçoada) de Whitehead sirva de base para o relançamento de muitos outros títulos da Sega – é só sentar, jogar (os já disponíveis) e aguardar.