Iwata explica sucesso do Wii

Antes de mais nada, não vou falar aqui sobre palavras ditas por Satoru Iwata, presidente da Nintendo, justificando o sucesso do Wii. Na verdade, vou apontar as atitudes que ele (e sua companhia) estão tendo e, com isso, levando o Wii ao sucesso que é. 🙂

Como todos sabem, a Nintendo revolucionou com o lançamento de seu último console, o Wii. Enquanto que Microsoft e Sony corriam em uma luta desenfreada para ver quem desenvolvia o console com melhor processamento gráfico (e posteriormente, em ver quem conseguia baratear o bicho, já que ficou bem caro XD ), a Nintendo desenvolvia um console que não era tão potente em questão de processamento quanto os seus rivais, mas que inovava no quesito interação – e põe interação nisso!

Graças ao Wiimote, o público jogador passou a ver o seu console com outros olhos, com outras expectativas. E dezenas de acessórios foram desenvolvidos para o console, muitos baseados no Wiimote ou introduzindo novas facilidades, como o teclado que a Logitech anunciou há poucos dias que desenvolverá para o Wii.

Bem, como eu ia dizendo, achei interessante a afirmação de Iwata, diante da postura da Sony em afirmar que possui como meta manter o seu console (o PS3) por dez anos no mercado. Ele afirmou que é ridículo querer estipular “tempo de vida” para um console – o ideal é que o mesmo permaneça no mercado enquanto os desenvolvedores tiverem capacidade e criatividade para inovarem por meio dele.

Com isso, ele já deixa claro que o objetivo não é vender hardware, mas sim divertir as pessoas por meio do software, do jogo. E talvez seja por essa atitude que o Wii é, atualmente, o console mais vendido nos Estados Unidos (segundo pesquisas recentes do NPD).

É, dito dessa forma, as coisas acabam fazer sentido: o público gosta do console e sente-se seguro, sabendo que está adquirindo diversão, e não comprando um dos lados da guerra Microsoft x Sony que acabou se formando.

Sim, eu sei, sou meio suspeito de falar sobre isso, já que nunca neguei a “bandeira Nintendo” que carrego desde a infância, mas com certeza a atitude que nós, jogadores, esperamos das empresas é esta: que estejam visando nossa diversão antes de mirarem nosso dinheiro.

E dá-lhe Iwata neles!