Todos acreditavam que o mais novo trabalho da Epic seria uma nova versão de Unreal ou de Gears of War. Bem, todos estavam enganados. Desta vez, a Epic, ou melhor, sua divisão subsidiária Chair Entertainment traz Shadow Complex, um shooter game 2D com ambientação em 3D desenvolvido para o XBLA (de um jeito que vai fazer você se arrepender de não ter comprado um XBox 360!).
Quanto à profundidade de enredo e movimentação em cenários, o jogo está sendo comparado (e de forma muito bem acertada) ao clássico Super Metroid. Quem se lembra deste jogo (e eu lembro muito bem, tenho inclusive o cartucho aqui, está só precisando de uma limpadinha para voltar a jogar, mas continuemos com o nosso assunto…), sabe que nele você precisa explorar muito bem os vários ambientes procurando itens e armas que poderão ajudá-lo a alcançar certas partes do cenário.
Em Shadow Complex, você possui diversos elementos em comum com o terceiro jogo da série Metroid, como a presença de um minimapa (na verdade, isso faz parte de Metroid Fusion, o quarto jogo da série), muitos armamentos, diversas áreas a explorar e o jogador precisa responder bem e rapidamente a diversas possíveis situações.
Se me permite comparar, este jogo lembra-me bastante também um jogo de PlayStation 1 que há muito tempo não vejo, se bem me lembro chamado Rebel Assault (procurei imagens para confirmar o nome, mas somente encontrei referências para o jogo da série Star Wars). Nele, você possui um mundo 3D em que grande parte dele você percorre movimentando-se quase que somente em 2D (largura e altura da tela) tendo pouca liberdade para mover-se em profundidade.
Shadow Complex apresenta gráficos muito bons e a maior parte de sua trama é narrada por meio de diálogos durante o jogo, reduzindo assim as interrupções da ação com CGs. Os efeitos gráficos estão bem apelativos e devem agradar a maioria dos jogadores que curtem jogos do gênero.
Veja agora este teaser do jogo: