Left 4 Dead trata-se de um jogo de FPS survival horror multiplayer cooperativo (isso é que é palavrão O_O ) publicado pela Valve Corporation.
Algo interessante é que o jogo possui previsão para lançamento para as plataformas Windows e XBox 360 em fins de novembro deste ano (dia 18 nos Estados Unidos, dia 21 na Europa) a fim de comemorar os dez anos de Half Life (se você não sabe o que é Half Life nem a revolução que ele significou, então você está mesmo “por fora” das coisas ^^ ).
Neste jogo (estamos falando de Left 4 Dead, ok?), quatro são os personagens principais (e jogáveis), chamados Sobreviventes (Survivors), que precisam lutar para sobreviver em um mundo apocalíptico infestado por zumbis, conhecidos como os Infectados (Infected).
As empresas envolvidas apostam em alguns detalhes interessantes para fazer este jogo diferente e, assim sendo, conseguir o mesmo impacto que significou Half Life.
Um deles é o fato de que não há cutscenes no jogo. Em vez disso, teremos 8.000 linhas de diálogo durante o jogo (em Half Life 2 o total era de somente 2.500!) que contarão toda a história do jogo de forma ingame. Esta decisão foi explicada pelo fato de que a equipe espera desenvolver um jogo que possa ser rejogado dezenas de vezes e as cutscenes tornar-se-iam muito cansativas.
O jogo incorpora também um sistema de recompensas, os famosos achievements, que cada vez mais vêm dominando os jogos online.
Atenção também aos cuidados que estão tendo com a Inteligência Artificial a fim de que o jogo proporcione um nível de dificuldade de acordo com a experiência do jogador, bem como ao modo multiplayer, que permite um deathmatch onde cada jogador seleciona um Infectado com características únicas.
É perceptível que a Valve quer novamente um jogo que tenha uma boa ênfase na ação sem perder o aspecto positivo que o enredo pode trazer.
E agora, uma imagem do jogo (estava ficando mal acostumado só com trailer, não é? 😛 ):