Save My Garden

Se você está procurando um bom tower defense game para ter alguns bons momentos de diversão neste fim de semana, aproveite para conhecer Save My Garden. Save My Garden é um jogo de estratégia no estilo tower defense onde você deve utilizar-se de “torres plantas” para defender uma horta de tomates contra o ataque de insetos dos mais diversos tipos.

A lógica do jogo é bem simples e segue alguns princípios cultivados por muitos dos “jogos de torre”: você começa com alguns poucos tipos de torres e alguns inimigos mais fracos para enfrentar e, a cada fase concluída, novas torres podem estar disponíveis e você precisará enfrentar inimigos mais fortes ou de tipos diferentes (podem ser “de solo” ou “de ar”) ou mesmo mais hordas de inimigos.

Algo interessante é que antes de começar cada fase, você verá uma tela mostrando quais serão os tipos de inimigos a enfrentar e tipos de torres disponíveis, assim você poderá preparar-se melhor para o que virá para frente: no início você pode achar que isso é somente ilustrativo, mas a partir da sexta ou sétima fase você precisará dessas informações para atuar melhor!

O único recurso disponível nesse jogo, de forma similar a quase todos os “tower defenses” é o dinheiro: elimine os inimigos para ganhar mais dinheiro e, com esse dinheiro, compre novas torres ou melhore as já existentes. A possibilidade de dar “upgrade” em torres é sempre uma boa ideia, pois aumenta o número de possibilidades para o jogador, tornando o jogo ainda mais estratégico, mas é melhor nem se empolgar muito, pois cada torre somente pode ser melhorada duas vezes. E só!

Outra coisa a se considerar a respeito dos upgrades é que os mesmos não aumentam o raio de alcance dos ataques, mas aumentam a frequência de ataques. É uma pena, pois jogos que permitem “escolha de evolução”, onde cada tipo de upgrade prioriza aperfeiçoamentos em um dado atributo”, são ainda mais desafiadores, mesmo assim esse jogo não deixa muito a desejar, pois a ação é “em tempo real”, então você está o tempo (quase) todo ocupado, protegendo o jardim (que na verdade é uma horta).

Agora, vamos falar das torres: “Red Bell” atira em um inimigo por vez, alcance médio; “Agrimony” atira em um inimigo por vez e pode congelá-lo, reduzindo sua velocidade; “Evil Tree Stump” ataca todos os inimigos de solo dentro de seu alcance de uma vez só, por meio de suas raízes; “Sundew” ataca inimigos de solo por meio de uma “meleca” que causa dano com efeito de área; “Poppy”, uma torre amarela e grande, cujos ataques afetam somente inimigos de ar; “Toadstool”, uma torre cogumelo que atira em um alvo só, mas em qualquer tipo de alvo; e “The Nutgun”, uma torre (que parece um tronco oco) que atira em um alvo só de qualquer tipo, porém com grande poder de dano. Essas são as opções de torres disponíveis ao longo do jogo – cada qual, claro, com suas características específicas.

Agora, vamos falar sobre os inimigos. Há vários tipos de inimigos, começando por alguns pequenos, como besouros e joaninhas, passando por abelhas e até lagartas. As formigas inimigas são, aparentemente, imunes aos efeitos de congelamento das torres azuis. Na verdade, elas podem ser congeladas, eu acho: joguei do início ao fim o mesmo e só vi uma única formiga ser congelada, e o resto nada! Já as minhocas são “do mal”: quando uma morre, nascem duas menores, e quando estas morrem, novamente nascem duas menores. Elas são lentas, mas são muito chatas por essa “multiplicação”.

Uma estratégia interessante é adicionar torres “Evil Tree Stumps” e torres “Agrimony” em todas as posições possíveis, depois efetuar upgrade nas torres (primeiro em uma “evil”, depois em uma “Agrimony”), assim é possível combater inimigos de solo e de ar mais facilmente. Agora, quando puder ter “poppy towers”, é interessante ter pelo menos uma para deter ataques aéreos, geralmente posicionadas na retaguarda, com as torres que congelam bem à frente, assim as “Poppy” abaterão os inimigos que escaparem do congelamento. E por falar em congelar, as torres “Agrimony” possuem vantagem sobre os inimigos de ar: os inimigos, após congelados, quando descongelam, morrem, porém você não ganha dinheiro por aqueles mortos dessa forma.

Bem, agora, após jogar o jogo por inteiro, é claro que identifiquei também alguns pontos fracos: Você não pode construir quantas torres quiser – há um local específico para colocar cada nova torre. O jogo na velocidade normal é um tanto quanto lento, mas você pode escolher três opções de velocidade, tornando-o assim mais rápido. O dinheiro que você economiza em uma fase não é utilizado na seguinte. Não há informações estatísticas/numéricas para comparar as vantagens de uma torre em relação à outra. As torres não estão tão bem balanceadas: torres “mais fracas” no level máximo são mais fortes que torres “mais fortes” também no level máximo! Apesar de serem desfavoráveis ao jogo, de forma alguma eliminam o fator diversão presente no mesmo!

Agora, aqui vão as “lições” que eu aprendi jogando Save My Garden:

  • 1. Minhocas podem acabar com seu jardim;
  • 2. Formigas não sentem frio;
  • 3. Abelhas são muito chatas;
  • 4. (Quase) tudo na vida é finito, até mesmo o número de fases desse jogo. Continue jogando e você chegará lá!

Resumo da ópera: é um jogo bem divertido e agradável de se jogar, ideal para qualquer idade e para ser jogado em qualquer horário do dia – e pode proporcionar horas e horas de diversão!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Comments are closed.

Email
Print