Por que jogos de arcade fazem sucesso?

Por algum acaso você já foi a um shopping e se divertiu com os jogos de arcade que lá encontramos? Há os que só gostam de jogos de console, mas há também os “fãs de carteirinha” dos jogos de arcade. Entretanto, no final das contas, o que importa realmente é a diversão.

Basta você jogar em um computador ou console e jogar em um arcade e certas diferenças ficarão bem claras. A curva de aprendizado, por exemplo – arcades são feitos para que aprendamos como jogar nos primeiros segundos, afinal de contas, não há tempo a perder! Logo após colocarmos a ficha e começarmos a jogar, não são necessários mais que 30 ou 60 segundos para nos sentirmos os “mestres do jogo”. Jogos de console são geralmente mais complexos, além de aparentarem seguir um “roteiro”, levando o jogador a fazer as coisas em uma determinada ordem a fim de prosseguir no jogo.

Um ponto crucial que leva muitas pessoas a não jogarem arcades é o custo. A sua diversão dura o tempo que você consegue manter-se vivo no jogo e isso pode ser tão curto quanto 2 ou 3 minutos. Entretanto, não significa que jogos de console ou computador “sejam bonzinhos”, deixando o jogador vivo por muito mais tempo. Já vi muitos jogos de computador que, devido à sua dificuldade, levam o jogador a ter que voltar ao início do jogo muito rapidamente.

Vamos falar agora sobre os tipos de jogos, começando pelos jogos de corrida. Quanto aos jogos de corrida, arcades apresentam uma física bem mais simplificada, o que é muito útil quando o nosso foco é somente na diversão e não em aprender a dirigir um carro de verdade. Em arcades, podemos fazer curvas bem malucas e, ainda assim, não perder o controle do carro ou sair capotando dezenas de vezes. Também a inteligência artificial é bem mais simplificada. Em muitos deles, os competidores cibernéticos não realizarão manobras agressivas para impedir sua passagem.

Outro tipo de jogo bem legal são os jogos de nave. Arcades não são tão complexos quanto simuladores de voo e isso fica bem perceptível nos primeiros minutos de jogo. E a cada dia aumentam o número de adeptos de ambas as modalidades, tanto os que preferem jogos mais realistas, quanto os que preferem jogos mais focados na diversão, provando que há espaço para todos.

Por algum acaso você lembra dos arcades de Tekken 2 e 3 ou mesmo chegou a terminar um daqueles jogos ou desafiou alguém? Vários jogos de luta projetados para arcade fizeram sucesso em sua época, jogos como Mortal Kombat e Virtua Fighter.

Quem jogou esses clássicos dos arcades em sua infância ou adolescência com certeza não tem muito o que reclamar deles. Eles evoluíram muito e hoje oferecem não somente uma alta qualidade gráfica, mas também incríveis opções de interação, como guitarras, pistolas, tapetes de dança, etc.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Comments are closed.

Email
Print