Zugya – um shooter retrô com navegação livre!

Sim, eu sei, nem todos os meus leitores curtem jogos shoot’em up (vulgos jogos de nave), entretanto, tenho que admitir que considero tal tipo de jogo muito divertido – e é por isso que sempre indico bons shooters para serem baixados e jogados em meu blog. 🙂

Bem, hoje vou apresentar um jogo shoot’em up japonês com um estilo gráfico bastante retrô, porém com uma forma de navegação bastante interessante e pouco explorada pelos shooters mais comuns: você pode voar livremente nas duas direções e não estou falando de mover-se pela tela somente, sua nave realmente rotacionará e permitirá que você se mova pelo espaço. Além disso, esse jogo tenta simular um “espaço infinito cíclico”, isto é, quando você ultrapassa o limite do “espaço sideral” pelo lado esquerdo, você irá para o limite do lado direito. É bem útil tal recurso e incrementa bastante o gameplay!

Quanto ao objetivo de cada fase, é bem simples: você precisa eliminar todos os alvos que aparecem no minimap. Tais alvos geralmente são bases espaciais inimigas e não pense que a tarefa será fácil, pois além das bases inimigas atirarem em você, há também frotas de naves inimigas a persegui-lo e ainda meteoros a vagar pelo espaço, então todo cuidado é pouco.

O armamento da nave do jogador possui um nível de plasma. Quando você segura o botão de tiro por muito tempo (ah, os tiros são automáticos, então você não precisa apertar repetidamente para atirar, basta segurar o botão), começará a preencher uma barra de plasma. Quando há plasma suficiente, um escudo se formará ao redor de sua nave e o protegerá no caso de colisão com inimigos ou meteoros. Pode-se também liberar o botão de tiro com a barra completamente cheia, liberando assim algumas explosões ao redor do jogador, úteis contra naves e bases inimigas.

E agora, uma rápida “geralsobre os controles: use setas direcionais para mover sua nave, tecla Z para atirar e/ou carregar o plasma e tecla X para aumentar a velocidade da nave, movendo-se mais rapidamente. Enquanto você estiver segurando o botão de tiro (tecla Z), sua nave irá manter a atual direção “travada”, podendo você mover-se livremente, mas sem rotacionar a mesma. Quando movimentando-se sem segurar a tecla Z, você estará permitindo que a nave seja rotacionada. Cada uma dessas opções pode ser interessante para uma determinada situação.

Além disso, você não precisa fazer a instalação do jogo: é só baixar, descompactar e jogar!

Como disse, o jogo possui um estilo gráfico bastante retrô (bem, ele também não é um jogo que “foi lançado ontem”, o que justifica muita coisa 🙂 ), que você pode conferir na imagem abaixo:

Jogo shooter Zugya

Caso deseje baixar o jogo e começar a jogar agora mesmo, clique no link abaixo:

Baixar Zugya.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Comments are closed.

Email
Print