Os Cinco Survival Horrors que Marcaram…

Corredor à penumbra, uma porta ao final do mesmo, uma porta a cinco metros do lado direito e três balas no pente de sua arma. Qual caminho seguir?

Se você sentiu vontade de jogar quando leu a frase acima, você deve ser mais um dos que, como eu, curtem o gênero Survival Horror, um gênero onde você precisa sobreviver, geralmente em uma cidade ou outra localização aparantemente desabitada por “seres civilizados”, e, para tal, precisa desvendar diversos enigmas no meio do jogo.

Para falar deste gênero, então, decidi abordar aqui cinco jogos do gênero que, em minha opinião, deixaram marcas em todos os jogadores fanáticos por esse gênero.

O primeiro deles, com certeza, é a série Alone in the Dark, tida como a precursora deste gênero. Nele, você encarna Edward Carnby, um detetive de casos sobrenaturais, que deve investigar o suposto suicídio de um tio seu. Aos poucos, você percebe que talvez não tenha sido um suicídio…

O segundo deles é Resident Evil, uma série bem grandinha (que possui inclusive jogos que não pertencem a este gênero) e muito conhecida por todos nós. Em sua história, você controla algum dos personagens envolvidos na trama de Raccoon City, cidade que abriga a Umbrella Corporation, uma organização de atos muitas vezes sigilosos. Repentinamente, a cidade está em polvorosa, zumbis por toda parte e você lá, com uma arma na mão, e um longo percurso pela frente.

A terceira série a ser lembrada aqui é Silent Hill, uma série que conta com um enredo surpreendente (claro que não vou falar muito aqui para não estragar para quem ainda não jogou algum jogo dela (hã? O que? Não jogaram Silent Hill??? Ets por toda a parte!). No primeiro jogo, você é Harry Mason, uma pessoa como outra qualquer estava viajando por uma estrada, quando sofreu um acidente próximo à Silent Hill. Quando acordou, sua filha Cheryl não estava mais lá: cabe agora a você encontrar sua filha e tentar desvendar o mistério de Silent Hill.

E, por fim, quero apresentar aqui a série Fatal Frame. Ela pode não ser inovador quanto Alone in the Dark ou trazer um enredo tão louco e fascinante quanto Silent Hill, mas há algo diferente em sua abordagem: nesta série, percebemos o uso de câmeras fotográficas como “armas” a fim de paralisar os fantasmas que povoam este mundo. Ah, detalhe, a história baseia-se em um fato verídico, a história da família Himuro, quem quiser saber mais, pode conferir aqui:

Fatal Frame na Wikipédia.
E pronto! Ué, pronto? Eu disse que seriam cinco, não? Por que só citei quatro?

Simples! Porque agora quero saber de você, que está nos lendo, qual deve ser o último jogo a entrar e fechar essa lista com chave de ouro?

🙂

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Comments are closed.

Email
Print